empreendedorismo

Santa Maria conta com mais de 7 mil novas empresas em 15 meses

18.460

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Jean Pimentel/arquivo

Em pouco mais de um ano, o número de empresas abertas em Santa Maria superou as 7 mil. No período que abrange os 15 meses mais recentes, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o município passou a contar com 6.269 novas microempresas individuais e 1.154 empresas constituídas. Como motivos para este cenário, a prefeitura elenca os esforços no sentido de desburocratização de processos e auxílio aos empreendedores para que invistam na cidade.

A Lei da Liberdade Econômica, que foi regularizada no início do segundo semestre do ano passado, é uma das ferramentas apontadas nesse sentido, pela administração. Aproximadamente 300 ramos de negócio são beneficiados pela dispensa de atos públicos de liberação, que são os alvarás de localização. São empreendimentos que, a partir da legislação, são classificados como de baixo risco pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e para a Legalização de Empresas e Negócios.

Lojistas do Calçadão se unem e cobram solução para obras

A abertura das 7.423 empresas também está relacionada, conforme a prefeitura, ao levantamento do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), divulgado pelo Ministério da Economia no final de março deste ano. Os dados apontam o ambiente de negócios das cidades e a qualidade regulatória que viabiliza a concorrência entre empresas. Santa Maria aparece como o local melhor colocado no Rio Grande do Sul, à frente de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, e o segundo melhor da Região Sul, atrás apenas de Curitiba.

Outro estudo, também divulgado em março deste ano, indica que Santa Maria está entre as 20 melhores cidades para se empreender no Brasil. O município ocupa a 19ª colocação no Índice de Cidades Empreendedoras 2022. O ranking é elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública, que é vinculada ao Ministério da Economia, e pela Endeavor, uma rede internacional de empreendedores.

_ A abertura de empresas é importante para a cidade, pois gera emprego e aquece a economia local, havendo arrecadação de impostos, recursos que retornam para o município. Precisamos levar em consideração também que estas empresas se instalaram na cidade em meio ao cenário pandêmico. Então, estes números são muito relevantes para Santa Maria. Porque mesmo com as dificuldades que a pandemia trouxe, o Município tem atrativos para que as pessoas empreendam, fazendo a economia girar _ avalia o secretário adjunto, Michel Kesseler.

Esse total de empresas abertas, segundo a prefeitura, reflete sobre os dados de contratações e demissões de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022. NesSe período, em Santa Maria, o saldo positivo foi de 3.036 empregos criadas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vendas do varejo gaúcho podem crescer com nova injeção de recursos na economia estadual

Próximo

Lojistas do Calçadão se unem e cobram solução para obras

Economia